segunda-feira, 11 de março de 2013

João XXI: Papa português que passou pelo Minho

Numa altura em que a Igreja se prepara para eleger um novo líder, convém lembrar que a maior instituição do mundo já foi liderada por um português, que até esteve nas cidades de Braga e Guimarães. O Papa João XXI, que ocupou a cadeira de Pedro entre Setembro de 1276 e Maio de 1277, foi arcebispo de Braga e prior da Colegiada de Guimarães e daí saltou para Roma. O seu nome era Pedro Julião e era natural de Lisboa, destacando-se pela sua inteligência superior.
Foi um Papa efémero, pois apenas oito meses após a sua eleição, morreu debaixo do tecto do palácio apostólico de Viterbo, localidade próxima de Roma.
Pormenores da actualidade que fazem bem ao ego minhoto e bracarense.

6 comentários:

  1. Há ainda o S.Dâmaso que nasceu ao que se pensa em Pedralva!

    ResponderEliminar
  2. “Papa S. Damazo, natural de Guimarães, a quem seu secretario S. Jeronymo deu a denominação de Vir egregius et eruditus in Scripturis. Nasceu este notavel Pontifice em Guimarães, fallecendo (seg. Onuphrio Veronense) no anno de 384. Quasi todos os auctores o denominam Damasu Vimaranensis”.

    ResponderEliminar
  3. No mapa de Braun:
    "Via in Vimaranum oppidum S. Pontif. Damasi ortu clarissimum".

    ResponderEliminar
  4. Eu não sei onde o Papa nasceu, nem se o Couto de Pedralva pertencia a Braga ou a Guimarães...Provavelmente em 384 não haveria cidade de Guimarães.
    É possível, encontrar muitas referências (na net) como o Papa terá nascido em Pedralva.
    Discutir se é bracarense ou vimaranense....não dou para esse peditório!

    ResponderEliminar
  5. É mais uma das lendas criadas pelos Cronicões. Não vem mal ao mundo propalá-la, desde que se esteja ciente da sua origem.

    ResponderEliminar
  6. Pedralva não será a terra de um papa, mas é a terra do papo. Seco.
    Viva o senhor Belarmino e as suas padarias!

    ResponderEliminar